Títulos do Corinthians no Brasileirão

Esta é uma lista de títulos do Sport Club Corinthians Paulista no Brasileirão. Ao todo, o Corinthians possui 7 títulos oficiais conquistados, listados abaixo:

  • 1990
  • 1998
  • 1999
  • 2005
  • 2011
  • 2015
  • 2017

Título do Corinthians no Brasileirão de 1990

Foi com mais de 100 mil pessoas presentes no estádio do Morumbi que o Timão faturou o título do Campeonato Brasileiro pela primeira vez. O talismã Tupãzinho marcou aos nove minutos do segundo tempo e garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo. Naquela tarde de 16 de dezembro, a equipe entrou em campo com Ronaldo, Giba, Marcelo, Guinei e Jacenir; Márcio, Wilson Mano e Tupãzinho; Neto, Fabinho e Mauro.

O grande ídolo da conquista foi o meia Neto, que marcou nove gols no torneio, cinco em cobranças de falta. O time do técnico Baptista marcou 23 gols em 25 partidas e sofreu 20. A campanha foi de 12 vitórias, oito empates e cinco derrotas.

Título do Corinthians no Brasileirão de 1998

Naquele ano, o Corinthians tinha um timaço. E não deu outra. Contra o Cruzeiro, o clube empatou as duas primeiras partidas da final e, no Morumbi, fez 2 a 0 com gols de Edílson e Marcelinho, garantindo a taça de bicampeão brasileiro.

A equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo entrou em campo no dia 23 de dezembro com a seguinte escalação: Nei, Índio, Batata, Gamarra e Silvinho; Ricardinho, Vampeta, Rincón e Marcelinho; Edílson e Mirandinha. No total, o clube marcou 57 gols em 32 duelos, sendo que 19 deles foram do artilheiro Marcelinho Carioca.

O atacante Dinei foi o nome dos jogos decisivos. O atleta marcou o primeiro gol na partida inicial das finais e, na última, deu passes para os colegas de time ficarem na cara do gol. Do elenco naquele ano, Dinei era o único que havia defendido o Corinthians no título de 90.

Título do Corinthians no Brasileirão de 1999

O Corinthians dominou o nacional de ponta a ponta e levou a vantagem de jogar por resultados iguais e com o último duelo em casa a partir das quartas de final. Com mais um adversário mineiro na decisão, o Atlético, o Timão foi derrotado em Belo Horizonte por 3 a 2 e venceu a segunda partida por 2 a 0 no Morumbi. No jogo final, o empate sem gols garantiu o terceiro campeonato brasileiro do Alvinegro.

A última partida foi disputada no Morumbi e teve mais de 50 mil espectadores presentes. Os titulares do técnico Oswaldo de Oliveira foram Dida, Índio, Márcio Costa, João Carlos e Kléber; Gilmar, Rincón, Vampeta e Ricardinho; Edílson e Marcelinho. O atacante Luizão foi o artilheiro do clube no torneio com 21 gols. No total, o Coringão balançou as redes 61 vezes em 29 partidas.

Título do Corinthians no Brasileirão de 2005

O time de estrelas naquele ano, comandado pelo argentino Carlitos Tevez, levantou o troféu de tetracampeão brasileiro. O atacante, que foi eleito o melhor jogador do campeonato, marcou 20 dos 87 gols corinthianos no Brasileirão.

Apesar da derrota por 3 a 2 para o Goiás na última partida, a campanha alvinegra foi excelente, com 81 pontos conquistados. O clube venceu 24 partidas e empatou nove, mesmo número de derrotas. Uma das vitórias mais marcantes foi a goleada por 7 a 1 em cima do Santos. No dia 06 de novembro, Tevez (3), Nilmar (2), Rosinei e Marcelo Mattos marcaram para a equipe do Parque São Jorge.

Antônio Lopes escalou os jogadores para o último duelo da seguinte maneira: Fábio Costa, Marinho, Wendel, Coelho e Gustavo Nery; Marcelo Mattos, Rosinei, Bruno Octávio e Carlos Alberto; Nilmar e Tevez. O argentino ainda foi eleito o melhor jogador da competição.

Título do Corinthians no Brasileirão de 2011

Comandados pelo técnico Tite, os guerreiros corinthianos entraram em campo no dia 04 de dezembro para enfrentar o seu maior rival na última rodada do Campeonato Brasileiro. O empate sem gols contra o Palmeiras garantiu ao clube o quinto título do nacional em sua história. A escalação no último jogo foi: Júlio César, Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Wallace, Paulinho e Alex; Willian, Jorge Henrique e Liédson.

A campanha do Alvinegro foi de 21 vitórias, oito empates e nove derrotas. A equipe de 2011 ficou conhecida pela regularidade dentro e fora de casa, além de uma excelente defesa. Liédson foi o artilheiro corinthiano com 12 gols. O Levezinho marcou três vezes na goleada por 5 a 0 em cima do São Paulo no dia 26 de junho, um dos jogos inesquecíveis do Alvinegro no campeonato. Danilo, com um golaço, e Jorge Henrique fecharam a conta.

Antes do início da última partida, os jogadores do Corinthians estenderam o braço direito para o alto em homenagem ao ídolo Doutor Sócrates, que havia falecido naquele mesmo dia.

Título do Corinthians no Brasileirão de 2015

Uma campanha irretocável. Assim pode ser definida a trajetória do Corinthians no Campeonato Brasileiro de 2015, que culminou na conquista do Hexa. Comandado pelo técnico Tite, que retornou ao clube no começo da temporada após um ano sabático em 2014, o Timão superou a saída de atletas importantes no início da competição, apresentou um futebol primoroso e garantiu o título com quatro rodadas de antecedência.

Dentro de campo, todos os setores da equipe se destacaram*. A defesa foi a menos vazada da competição (31 gols contra) e o ataque foi o que mais balançou as redes dos rivais (71 gols a favor). O Corinthians foi o time que mais venceu (24 vitórias) e o que menos perdeu (apenas cinco derrotas). Em meio ao sucesso coletivo, dois foram os atletas que mais se destacaram com o manto alvinegro durante o Brasileirão 2015: os meias Jadson e Renato Augusto.

A taça foi garantida no empate em 1 a 1 com o Vasco, em São Januário, na 35ª rodada, mas a reta final da competição contou com apresentações históricas, como a vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-MG em Belo Horizonte e a goleada de 6 a 1 em cima do São Paulo na Arena Corinthians, que ficarão marcadas pra sempre na memória da Fiel.

Fora de campo, a Fiel mais uma vez se destacou e colocou o Corinthians como líder no ranking de média de público do Brasileirão. De quebra, o Hexa ainda marcou o primeiro título do Timão na nova casa: a Arena Corinthians.

Título do Corinthians no Brasileirão de 2017

Uma palavra define a conquista do heptacampeonato brasileiro: respeito. Em 2017, sob o comando de Fábio Carille, no primeiro ano de carreira como treinador, o Timão calou os críticos e a desconfiança ao terminar o primeiro turno invicto – o melhor da história da competição. Com um setor ofensivo muito eficiente e uma defesa sólida, a equipe apresentou números impressionantes na metade inicial do Brasileirão.

Mas para o Corinthians nunca é fácil. Depois de passar um período complicado no segundo turno, o Alvinegro respondeu à altura no momento mais crítico da temporada. No Derby na Arena Corinthians, venceu o Palmeiras e engatou a sequência de quatro vitórias que culminou no título do Campeonato Brasileiro. Depois do 3 a 2 no clássico, ainda derrotou o Atlético-PR (1 a 0), Avaí (1 a 0) e Fluminense (3 a 1), naquele que seria o jogo da conquista do hepta.

Nas arquibancadas, a Fiel também deu show. Colocou pelo menos 30 mil pessoas em todos os jogos na Arena Corinthians e bateu o recorde de público em partidas do Timão do estádio contra o Palmeiras, com 46.090 pagantes. Antes daquele duelo, ainda compareceu em peso a um treino aberto na casa alvinegra, colocando 32 mil pessoas na manhã do sábado que antecedeu o clássico.

Fonte:

https://www.corinthians.com.br/clube/titulos