Lembrando as glórias e as quedas do Timão na Sul-Americana
Galera corintiana, tá na hora de relembrar a trajetória do Corinthians na Sul-Americana! Com a nona participação se aproximando, a ansiedade bate para saber contra quem vamos jogar. Os comandados do António Oliveira vão estrear entre os dias 2 e 4 de abril, dependendo da boa e velha confirmação da Conmebol.
Tivemos altos e baixos nas edições anteriores, chegando perto do título, mas também sofrendo eliminações precoces. Vamos relembrar as histórias do Timão neste torneio que começou em 2002.Yuri Alberto em comemoração de gol em partida contra o Fortaleza pela semifinal da Sul-Americana 2023.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
A estreia do Timão na Sul-Americana foi em 2003, mas não foi das melhores. O time de Geninho foi eliminado logo na fase preliminar, com derrotas para Atlético-MG e Fluminense. Que fase, hein?
Em 2005, focamos mais no Brasileirão e caímos nas quartas. Já em 2006, com o Emerson Leão no comando, paramos nas oitavas perdendo para o Lanús.
2007 foi um ano desastroso. Eliminação na primeira fase pela mão do Botafogo. Que fase ruim, mas quem é corintiano sabe da nossa capacidade de superação!
Depois desse sufoco, o título de Liberty, Mundial, Brasileirão, Copa do Brasil e Paulista vieram para aliviar a dor da eliminação na Sul-Americana. Mas agora é hora de virar o jogo e buscar esse tão sonhado título internacional!

Em 2017 rolou aquela volta do Corinthians à Sul-Americana. O Carille tava mandando bem no comando, já no torneio, pegamos o Universidad de Chile e passamos com um 4 a 1 no placar total. Na sequência, contra o Patriotas da Colômbia, empatamos em 1 a 1 na ida e vencemos por 2 a 0 na volta. Só que acabamos caindo nas oitavas, contra o Racing, da Argentina, empatando em 1 a 1 em casa e 0 a 0 fora, aquela regra do gol fora nos pegou. Mas no fim daquele ano, fomos campeões brasileiros, rapaziada!
Já em 2019, foi a vez da nossa sexta participação no torneio. Com o Carille de novo no comando, fizemos nossa melhor campanha até então, chegando nas semis! Encaramos de novo o Racing, passando nos pênaltis, e depois despachamos o Deportivo Lara, da Venezuela, com um 4 a 0 no agregado. Seguimos firmes e fortes, passando pelo Montevideo Wanderers, Uruguai, Fluminense e parando só contra o Independiente del Valle na semifinal. Mas que orgulho do nosso Timão!Fagner em Corinthians x Indepediente del Valle pela semifinal da Su-Americana 2019.

Agora em 2021, nem tudo foi festa, rapaziada. Ficamos pelo caminho na fase de grupos, com direito a uma goleada sofrida pro Peñarol por 4 a 0, que fase…
Mas olha a reviravolta, em 2023 igualamos nossa melhor campanha de 2019! Comandados pelo Luxa, os garotos do nosso Timão deram show. Começamos direto nos play-offs e passamos pelo Universitario, do Peru, com gols de Felipe, Maycon e Ryan. Na sequência, despachamos o Newell’s Old Boys e o Estudiantes em jogos emocionantes.
E aí, Fiel! Na semi da Sul-Americana, o Corinthians enfrentou o Fortaleza e, infelizmente, deu Ruim! Depois de empatar em 1×1 na nossa casa, a Neo Química Arena, perdemos por 2×0 no Castelão. Mas bola pra frente, vamos focar no que vem por aí!
Agora é esperar pelo sorteio da fase de grupos que vai rolar nesta segunda-feira, às 20h, lá na sede da Conmebol, no Paraguai. Vamos ver qual vai ser o caminho do Timão nessa disputa.
Vamo que vamo, Timão!